Tradução da coluna de Duff na Seattle Weekly.
Sentado na minha cadeira de sempre,assistindo o noticiário matinal de sempre na CNN em uma quarta de manha, eu, como todo cidadão americano, que, por ventura, foi estivesse sintonizado a pelo menos um dos tipos diferentes dos veículos de informação, foi alvejado com um monte de termos técnicos sobre a legislação anti-pirataria, conhecida como PIPA e SOPA.
O projeto de lei tem como intuíto o combate ao roubo de trabalho criativo, como filmes e musicas, por sites estrangeiros. Mas quando chequei o twitter e o Facebook vi uma esmagadora maioria se posicionar contra esse fato. Desculpem me , mas onde estavam todos vocês quando a pirataria dizimou a industria musical? Porque não se posicionaram contra isso? Ter todos aqueles discos de graça parecia bem legal, não?
A fúria da classe dos internautas argumenta que a nova legislação seria ruim para se começar negócios online,poderia privar o mundo do surgimento do novo youtube ou dar ao governo o poder de tirar do ar um site inteiro por um só link disponível que violasse a lei de direitos autorais. Resumindo, eles se opõe por acreditarem que frearia o comércio pela internet.
Frear o comércio. A legislação anti-pirataria poderia atrapalhar o ramo de negócios online. Quase me faz ficar sem ar. A pirataria pela internet é responsável pela queda em 50% das vendas de tudo relacionado a industria músical e isso fez com que ganhar a vida como músico seja muito mais díficil para artistas de todos os patamares e estilos.Porque, então, o google,Facebok ou a Wikipedia não fizeram atos de solidariedade a músicos,atores e escritores,muitos dos quais sequer tiveram oportunidade de se tornarem famosos ou ricos, enquanto seus trabalhos eram roubados por esses sites?
Onde estão os " fãs" " os verdadeiros amantes da musica"? Porque eles nunca se levantaram para apoiar a causa dos homens e mulheres que trabalham em frente e atrás dos microfone? Sim, Sim, tudo isso é muito entediante,certo? Você deve achar que é um comportamento típico de uma " estrela do rock" passar sermão lá de cima de seu altar de ouro. Mas deixe-me lhe dizer uma coisa, e quanto a todas aquelas pessoas que tinham empregos fixos nos estúdios de gravação e nas lojas de disco antes da pirataria na internet explodir, eles, com toda certeza, não eram ricos mas, ainda assim, ficaram se os seus empregos.
Será que as pessoas estão indignadas realmente só porque a Wikipedia vai ficar " fora do ar" por um dia? Porque elas consideram isso uma violação de seus direitos de fato? Estão receosos que o novo youtube não conseguirá adquirir um modelo concreto de negócio sem poder fazer uso indevido de material com direitos autorais ao dizer simplesmente que não se responsabilizam sobre os arquivos que seus usuários disponibilizam? A wikipedia se gaba de possuir milhares de colaboradores que mantém o site sempre atualizado. Então, porque um orgão regulador não pode simplesmente manter uma vigilância maior em sites que quebrem as leis de direitos autorais? Muito trabalho a troco de nada?
Deveria o governo ter o poder de fechar um site como o Facebook só porque um usuário postou un link que viola a lei de direitos autorais? Mas é claro que não. Mas não deveriam o google e o facebook fazerem um trabalho de monitoração melhor para que parasse de proliferar links com conteúdo não autorizado? Com Certeza. E, quer saber, eles são inteligentes o suficiente para bolar um jeito de fazer isso funcionar.
Quando se fala sobre o que ocorreu na indústria do entretenimento, não estamos falando de nada hipotético.
Estúdios de gravação em todo o mundo tiveram que fechar suas portas. O mesmo aconteceu com as lojas de discos. Os estúdios cinematográficos sofreram também. Muitos trabalhos foram perdidos,conseqüentemente, afetando a vida de um incontável numero de pessoas.As pessoas que fizeram ou que ainda conseguem fazer dinheiro com venda de discos não são os "bandidos da história".Os que roubam e pirateiam é que são. Ponto final. Então,para onde se direcionou a revolta do publico?
Como músico profissional que presenciou sua indústria virar de cabeça para baixo e que viu como a pirataria prejudicou artistas desde os lideres de vendas aos iniciantes essa revolta contra o PIPA é um verdadeiro tapa na cara.
Se,como dizem por ai, o clamor das massas foi capaz até de reverter o regime político no Egito,certamente podem também combater a pirataria pela internet.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
"Parem de choramingar com relação ao 'SOPA' e 'PIPA' " Diz Duff McKagan
Tweet
Por Thiago
Parem de choramingar com relação ao "SOPA" e "PIPA"- Onde está o ultraje no poder publico combater a pirataria na internet?
Traduzido por: Rafael Vieri.