Tradução da coluna do Duff em SeattleWeekly:
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Como Seattle entrou no mapa musical da música folk |
Ah, Folklife está chegando (Feriado
do Dia do Memorial) em Seattle: primavera está no ar, os instrumentos acústicos
estão sendo afinados, as barbas estão crescendo e os até então esquecidos óculos
de sol, por causa do tempo chuvoso, estão de volta mais uma vez. Sim, cara: a
fenomenal Folk music, irmãos e irmãs! Vamos nessa!
Pode parecer muito longe pensar
que um cara do rock como eu poderia estar escrevendo sobre ou ter qualquer
conhecimento ou idéias sobre esse idioma chamado “folk music”. E sim, eu admito
ter uma vez incorporado o guitarrista de John Belushi, “Bluto” em Animal House.
Tenho tido um longo caminho desde então.
Seattle se tornou o epicentro
para aquilo que é cool e legal com o novo indie-folk. É clato, Fleet Foxes e
seus milhões de discos vendidos fizeram muito pela causa. Mas mesmo quando essa
banda estava no seu estágio de desenvolvimento aqui, havia um burburinho da
cena acústica pela cidade. E como isso aconteceu em uma cidade conhecida pelo
rock alto e distorcido?
Algumas coisas que não tem sido
comentadas:
1.Heart´s Dreamboat Annie mostrou uma banda que levou um acústico à La Joni
Mitchell a um novo patamar. Sim, a folk music ficou popular aqui por volta dos
anos 70...com Heart!
2.Muitas das bandas de rock
barulhentas escrevem suas músicas em violões. Elas normalmente estão jogadas
pela casa, e você não precisa de amplificador. Hey, se uma música não fica boa
no violão, você pode ter certeza que também não ficará boa em amplificadores
barulhentos, acompanhada de uma bela bateria. Você não consegue esconder uma música ruim.
3.Whiskey for the Holy Ghost, de
Mark Lanegan, dos anos 90, tornou-se um marco divisor para essa nova cena hipster-folkie
de Seattle. Lanegan diminui o volume do som, expondo um lado mais obscuro da
vida. Era a história de uma homem que viveu uma vida dura. Uma história do povo.
Outra palavra para povo é “folks”.
Folk music.
4.O acústico do Nirvana na MTV
fez com que as massas de Seattle achassem aquilo muito legal e tivessem mais
vontade de pegar um violão e tocar músicas do Bowie, etc. Explorar a antiga
folk music foi um passo natural a partir dali.
Há
novos movimentos em Seattle e os formadores de opinião no Capitol Hill. Mas as
coisas mais reais vem de outros lugares. Do puro talento, longe desses
formadores de opinião e pessoas da cena... Essas pessoas da cena usualmente
adaptam suas imagem de acordo com o que acontece lá.
Sub
Pop foi experto o suficiente para ver além, e assinar com Fleet Foxes alguns
anos atrás. Você imaginaria que a musica folk seria a grande nova sacada musical?
De Seattle? Nem eu...
Eu
pude participar de shows que foram feitos, um na Showbox em benefício do Haiti,
e outro para ajudar a limpar os derramamentos de óleo no Golfo. Os dois shows
foram grandes festivais acústicos de música folk e tiveram ingressos esgotados.
Seattle
gosta de música ao vivo, e parece que uma outra razão para o crescimento desse
tipo de música no Noroeste é porque há uma audiência para tal. Barbas,
suéteres, e instrumentos acústicos trazem o dinheiro para cá.
Artistas
solo, duos e bandas podem sobreviver e fazer uma carreira nesse estilo musical.
Bem,
é isso...até que a polka seja a grande nova revelação. Se isso acontecer, eu
posso muito bem mandar ver na tuba.