Entramos na contagem regressiva para os shows do Loaded no Brasil. Serão 4 shows, em 4 cidades: Paulínia, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro. Mas e quando a desorganização supera o marketing?
Desde o momento em que foi anunciado aqui no blog o primeiro show do Loaded no Brasil este ano, no festival SWU, a duvida era freqüente: Haveria ou não um show no Rio de Janeiro?
Todos que conhecem pelo menos um pouco dos gostos de Duff Mckagan sabem sua admiração e vontade de tocar no Rio. Porém, em todo o momento essa participação era incerta, fazendo com que os fãs cariocas encontrassem outro meio de acompanhar e ver uma apresentação do ídolo ex-gnr. Mas o show foi marcado. E como contornar a situação e fazer um show rentável, se os fãs estariam se deslocando para os outros estados? Abaixando o preço do ingresso. É impossível não ficar feliz com um ingresso a 40 reais (se você for estudante), mas não tem como negar que essa foi uma estratégia friamente elaborada para que se atraísse o publico, mesmo que o mesmo já tenha seus compromissos com outros shows da turnê. Mas é realmente rentável?
Se compararmos com os outros shows da turnê, veremos que a diferença de preço não é tão grande, e o que faz a diferença realmente, é a divulgação. Enquanto os shows de Porto Alegre e Curitiba estão sendo constantemente divulgados, e são sempre assunto de conversas, o show do Rio está simplesmente jogado à sua própria sorte, e caramba, se não fosse a internet, provavelmente ainda nem saberíamos deste show. E é aí que entra a diferença. Temos 2 shows, onde todo mundo já está preparado, e com ingressos em mão. Temos cartazes, e flyers rolando pela internet. 100 reais é um preço justo, e não se ouve reclamações, ou elogios. E então temos um show, desconhecido até alguns dias atrás, com o mesmo preço. Mas por estar tão mal divulgado, parece estar sendo vendido às pressas, com o primeiro preço encontrado para que seja possível alguma espécie de lucro. E todos sabem que pressa não combina com lucro. O Marketing é algo que precisa ser estudado, e estudado novamente, para que então seja tomada uma decisão. A pressa mostra apenas uma necessidade de fazer dinheiro rapidamente, e com isso, a divulgação fica de lado. E sem divulgação, não se tem vendas. E se não tem vendas, o que dizer do publico? E então todos já sabem onde isso vai parar. Mais um hiato sem grandes shows no Brasil? Nesse ponto, já deixamos de falar do Loaded, e estamos em algo mais global, e que ainda assusta muito.