Minha visita amigável ao mundo do futebol
Quando escrevo sobre futebol aqui na ESPN, ao que parece, sinto-me mais pressionado do que quando me foco em qualquer outro esporte. Em quase 30 colunas escritas sobre diferentes tipos de esportes aqui, o maior numero de criticas que recebi foi com relação a uma unica coluna na qual escrevi só um pouquinho sobre futebol. Eu acho que meu humor tem sido, talvez, mal-interpretado ou talvez simplesmente falte o famoso espírito esportivo aos fãs de futebol.
Um amigo meu de Seattle,que é um grande fã de futebol europeu e o time de futebol da MLS "Seattle Sounders", disse que já estava de saco cheio dos comentáristas esportivos de Seattle que ainda tratam o futebol como esporte secundário na cidade. O seu argumento foi o de que, os "Sounders" levam mais público ao estádio do que o tradicional time de baseball "Mariners", e estão vencendo muito mais jogos,também.
Semana passada, Eu recebi meu primeiro "trabalho de campo", designado pela ESPN. Eu deveria cobrir o jogo Manchester United vs Sounders FC, um "amistoso" que seria sediado aqui em minha cidade natal,Seattle. Eu ganhei ingressos para minha família e eu, de fato, isso foi bem legal. Acho que havia chegado a hora para que eu olhasse para o futebol com mais atenção.
Primeiramente, eu tenho uma esposa e duas lindas filhas. minhas filhas amam a mãe delas e a mim,mas é verão e talvez a ultima coisa que elas quizessem fazer era ir a algum evento esportivo "chato" conosco. Sem problemas, a senhorita Mckagan e eu estavamos felizes com o fato de termos um inesperado encontro a dois, no meio de 67.000 torcedores de futebol.
Segundo, essa cidade vive uma febre com relação a "Major League Soccer"- (liga de futebol profissional dos estados unidos). Claro, os Sounders estiveram por aqui, entre altos e baixos, desde 1970 e atuaram por ligas diferentes mas, até terem se filiado a MLS, em Seattle o time de futebol assumia um papel totalmente secundário com relação ao "Seahawks", "Mariners", "Sonics", Nirvana, Alice in Chains, Soundgardern, Pearl Jam, Boeing, Microsoft, Starbucks, Amazon e todo o resto.
Eu sempre tive a intenção de ,em algum momento,seguir mais de perto os "Sounders". Nunca fui muito fã de futebol, mas, ultimamente, passei a sentir que estava realmente perdendo algo. Não da mais fazer vista grossa ao futebol em Seattle.
Além dos ingressos recebi também um convite para conhecer e conversar com um dos donos do " Sounders", Joe Roth, um afavel cineasta de Los Angeles.
Ao ouvir que o Sr. Roth não era um residente de Seattle fez com que eu duvidasse logo de cara e o taxasse como um novo Clay Bennett-o homem que roubou o Sonics de Seattle e o levou a cidade de Oklahoma.No entanto, acabei por descobrir que, diferentemente do que eu achava, as coisas iam em direção oposta.
Ao ouvir que o Sr. Roth não era um residente de Seattle fez com que eu duvidasse logo de cara e o taxasse como um novo Clay Bennett-o homem que roubou o Sonics de Seattle e o levou a cidade de Oklahoma.No entanto, acabei por descobrir que, diferentemente do que eu achava, as coisas iam em direção oposta.
Roth possui ganhos contundentes com o esporte aqui em Seattle. Ele encontrou um publico alvo decidido e totalmente receptivo por aqui. Roth estudou o local e fez com que sua abordagem se enquadrasse nas estranhas necessidades dos fãs de futebol do noroeste do pacífico.
Soube explorar as paginas de relacionamento, dentre elas o Facebook ( no qual a pagina do "Sounders" possui mais de 212,000 "curtir").
Soube ouvir aqueles que compram cadeiras cativas para toda a temporada e modelar um site para compra de ingresso para atender as suas necessidades.
Soube ter controle. Membros da diretoria podem contratar e demitir o gerente geral a cada quatro anos, caso consigam votos o suficiente para isso
Soube ser "descolado". O ambiente dentro e em volta do campo Century (antigo Qwest) tem um estilo meio velho-oeste. Claro que policiais e seguranças estão por perto mas não de uma maneira na qual você se sinta reprimido.
Existe um clima de " policie a si mesmo" que, no fim das contas, prova ser o metodo mais eficaz para que o local fique a salvo daquele tipos conhecidos como Fãs-cabeça de vento.
Existe um clima de " policie a si mesmo" que, no fim das contas, prova ser o metodo mais eficaz para que o local fique a salvo daquele tipos conhecidos como Fãs-cabeça de vento.
Soube esgotar os ingressos. Os jogos em casa dos "Sounders" são os que tem maior numero de pagantes em toda a MLS.
Sobre o nosso adversário da semana passada, Manchester United- da English Premier League (primeira divisão inglesa). Mas que Equipe! Enquanto dirigiamos até o jogo pelo centro de Seattle, Minha esposa e eu ficamos atônitos em ver quantos fãs do Manchester U encontravamos por todas as partes. Tenho certeza que todos esses torcedores não viajaram do Reino Unido até aqui para ver esse jogo.( Embora os " Sounders" sejam um time grande para Seattle são um time minusculo comparados com o Manchester United.Tenho certeza que as pessoas da cidade de Manchester ,provavelmente, não tinham nem idéia ou se importavam com o fato de que o time deles faria um jogo-treino por estes lados... e era exatamente isso o que representava para os diabos vermelhos- apenas um treino. Não,acabei descobrindo durante o jogo que o Manchester United é o tipo que melhor aproveita seu venda de produtos e marketing ao redor do mundo. Eles fazem parecer o dinheiro que os Yankees e Lakers ganham com venda de produtos, meros trocados.
Agora, sobre o jogo e o conceito de "amistoso."
Não tenho certeza se entendi para que serve esse jogo. Ou se realmente deveria existir um motivo? Os " Sounders" estão no meio da temporada, no qual estão brigando com o poderosos L.A Galaxy pelo primeiro lugar da conferência oeste da MLS. Os "Sounders" utilizaram os seus titulares por apenas meio tempo, e, por incrivel que pareça, fazendo frente ao Manchester e perdendo por apenas 1 a 0 depois de 45 minutos de jogo, e este poderia ter sido um bom modo de aumentar nossa moral para o resto da MLS caso vencecemos ou empatássemos com o Man Utd.
Mas,não, nós tiramos os titulares no intervalo e, diante de nossos impotentes reservas,venceram por 7 a 0. Se você não vai utilizar a escalação mais competitiva possivel durante todos os 90 minutos, então porque sequer utiliza-los e arriscar perder, por lesão, uma das estrelas do time em um jogo no qual o resultado não faria a menor diferença? Será que só eu não entendo a lógica disso? Eu sei que sou um completo iniciante com relação ao futebol,mas sei o bastante sobre esportes para apreciar o fato de um time dar o melhor de si para vencer e nao adotar esse comportamento desleixado, mais comum para uma campeonato de futebol sub-9.
Eu acho que vocês leitores, me dirão os seus próprios pontos de vista sobre este assunto de forma " amistosa" ou ,quem sabe, de outra forma.
No entanto, devo dizer que o ambiente nessa partida foi realmente muito amigavel e bem mais calmo do que os vitos nos jogos do " Seahawks". Claro que eu nunca vi uma partida amistosa da NFL.
Mas a MLS é diferente e deve ser tratada como tal. Realmente, não tem como compara-la aos esportes americanos mais "tradicionais"- a tríade futebol americano-Baseball e Basquete. Assim como as regras e torcedores destes esportes são diferentes entre eles o mesmo pode ser dito sobre o futebol aqui nos Estados Unidos. A verdade é que agora estou começando a gostar do esporte.
Tradução : Rafael Vieri - Tradutor Profissionalt
Contato: rafaelvieri@hotmail.com - carini79@gmail.com