segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Minha visita amigável ao mundo do futebol

Minha visita amigável ao mundo do futebol
Quando escrevo sobre futebol aqui na ESPN, ao que parece, sinto-me mais pressionado do que quando me foco em qualquer outro esporte. Em quase 30 colunas escritas sobre diferentes tipos de esportes aqui, o maior numero de criticas que recebi foi com relação a uma unica coluna na qual escrevi só um pouquinho sobre futebol. Eu acho que meu humor tem sido, talvez, mal-interpretado ou talvez simplesmente falte o famoso espírito esportivo aos fãs de futebol.
Um amigo meu de Seattle,que é um grande fã de futebol europeu e o time de futebol da MLS "Seattle Sounders", disse que já estava de saco cheio dos comentáristas esportivos de Seattle que ainda tratam o futebol como esporte secundário na cidade. O seu argumento foi o de que, os "Sounders" levam mais público ao estádio do que o tradicional time de baseball "Mariners", e estão vencendo muito mais jogos,também.
De volta ao tópico sobre os fãs de futebol não terem senso de humor, eu acho que agora entendi um pouco o motivo disso. Meu amigo de Seattle me disse que os fãs de futebol são como aquelas crianças na escola que sempre eram provocadas e desenvolveram uma aversão e um comportamento violento em um local público quando percebe que alguem olha um pouco torto para ele.
Semana passada, Eu recebi meu primeiro "trabalho de campo", designado pela ESPN. Eu deveria cobrir o jogo Manchester United vs Sounders FC, um "amistoso" que seria sediado aqui em minha cidade natal,Seattle. Eu ganhei ingressos para minha família e eu, de fato, isso foi bem legal. Acho que havia chegado a hora para que eu olhasse para o futebol com mais atenção.
Primeiramente, eu tenho uma esposa e duas lindas filhas. minhas filhas amam a mãe delas e a mim,mas é verão e talvez a ultima coisa que elas quizessem fazer era ir a algum evento esportivo "chato" conosco. Sem problemas, a senhorita Mckagan e eu estavamos felizes com o fato de termos um inesperado encontro a dois, no meio de 67.000 torcedores de futebol.
Segundo, essa cidade vive uma febre com relação a "Major League Soccer"- (liga de futebol profissional dos estados unidos). Claro, os Sounders estiveram por aqui, entre altos e baixos, desde 1970 e atuaram por ligas diferentes mas, até terem se filiado a MLS, em Seattle o time de futebol assumia um papel totalmente secundário com relação ao "Seahawks", "Mariners", "Sonics", Nirvana, Alice in Chains, Soundgardern, Pearl Jam, Boeing, Microsoft, Starbucks, Amazon e todo o resto.
Eu sempre tive a intenção de ,em algum momento,seguir mais de perto os "Sounders". Nunca fui muito fã de futebol, mas, ultimamente, passei a sentir que estava realmente perdendo algo. Não da mais fazer vista grossa ao futebol em Seattle.
Além dos ingressos recebi também um convite para conhecer e conversar com um dos donos do " Sounders", Joe Roth, um afavel cineasta de Los Angeles.   
Ao ouvir que o Sr. Roth não era um residente de Seattle fez com que eu duvidasse logo de cara e o taxasse como um novo Clay Bennett-o homem que roubou o Sonics de Seattle e o levou a cidade de Oklahoma.No entanto, acabei por descobrir que, diferentemente do que eu achava, as coisas iam em direção oposta.
Roth possui ganhos contundentes com o esporte aqui em Seattle. Ele encontrou um publico alvo decidido e totalmente receptivo por aqui. Roth estudou o local e fez com que sua abordagem se enquadrasse nas estranhas necessidades dos fãs de futebol do noroeste do pacífico.
Soube explorar as paginas de relacionamento, dentre elas o Facebook ( no qual a pagina do "Sounders" possui mais de 212,000 "curtir").
Soube ouvir aqueles que compram cadeiras cativas para toda a temporada e modelar um site para compra de ingresso para atender as suas necessidades.
Soube ter controle. Membros da diretoria podem contratar e demitir o gerente geral a cada quatro anos, caso consigam votos o suficiente para isso
Soube ser "descolado". O ambiente dentro e em volta do campo Century (antigo Qwest) tem um estilo meio velho-oeste. Claro que policiais e seguranças estão por perto mas não de uma maneira na qual você se sinta reprimido.           
Existe um clima de " policie a si mesmo" que, no fim das contas, prova ser o metodo mais eficaz para que o local fique a salvo daquele tipos conhecidos como Fãs-cabeça de vento.
Soube esgotar os ingressos. Os jogos em casa dos "Sounders" são os que tem maior numero de pagantes em toda a MLS.
Sobre o nosso adversário da semana passada, Manchester United- da English Premier League (primeira divisão inglesa). Mas que Equipe! Enquanto dirigiamos até o jogo pelo centro de Seattle, Minha esposa e eu ficamos atônitos em ver quantos fãs do Manchester U encontravamos por todas as partes. Tenho certeza que todos esses torcedores não viajaram do Reino Unido até aqui para ver esse jogo.( Embora os " Sounders" sejam um time grande para Seattle são um time minusculo comparados com o Manchester United.Tenho certeza que as pessoas da cidade de Manchester ,provavelmente, não tinham nem idéia ou se importavam com o fato de que o time deles faria um jogo-treino por estes lados... e era exatamente isso o que representava para os diabos vermelhos- apenas um treino. Não,acabei descobrindo durante o jogo que o Manchester United é o tipo que melhor aproveita seu venda de produtos e marketing ao redor do mundo. Eles fazem parecer o dinheiro que os Yankees e Lakers ganham com venda de produtos, meros trocados.
Agora, sobre o jogo e o conceito de "amistoso."
Não tenho certeza se entendi para que serve esse jogo. Ou se realmente deveria existir um motivo? Os " Sounders" estão no meio da temporada, no qual estão brigando com o poderosos L.A Galaxy pelo primeiro lugar da conferência oeste da MLS. Os "Sounders" utilizaram os seus titulares por apenas meio tempo, e, por incrivel que pareça, fazendo frente ao Manchester e perdendo por apenas 1 a 0 depois de 45 minutos de jogo, e este poderia ter sido um bom modo de aumentar nossa moral para o resto da MLS caso vencecemos ou empatássemos com o Man Utd.
Mas,não, nós tiramos os titulares no intervalo e, diante de nossos impotentes reservas,venceram por 7 a 0. Se você não vai utilizar a escalação mais competitiva possivel durante todos os 90 minutos, então porque sequer utiliza-los e arriscar perder, por lesão, uma das estrelas do time em um jogo no qual o resultado não faria a menor diferença? Será que só eu não entendo a lógica disso? Eu sei que sou um completo iniciante com relação ao futebol,mas sei o bastante sobre esportes para apreciar o fato de um time dar o melhor de si para vencer e nao adotar esse comportamento desleixado, mais comum para uma campeonato de futebol sub-9.
Eu acho que vocês leitores, me dirão os seus próprios pontos de vista sobre este assunto de forma " amistosa" ou ,quem sabe, de outra forma.
No entanto, devo dizer que o ambiente nessa partida foi realmente muito amigavel e bem mais calmo do que os vitos nos jogos do " Seahawks". Claro que eu nunca vi uma partida amistosa da NFL.
Mas a MLS é diferente e deve ser tratada como tal. Realmente, não tem como compara-la aos esportes americanos mais "tradicionais"- a tríade futebol americano-Baseball e Basquete. Assim como as regras e torcedores destes esportes são diferentes entre eles o mesmo pode ser dito sobre o futebol aqui nos Estados Unidos. A verdade é que agora estou começando a gostar do esporte.

Tradução :  Rafael Vieri - Tradutor Profissionalt
Contato: rafaelvieri@hotmail.com  -  carini79@gmail.com



 
Duff McKagan Brasil © 2011-2015