116 vitórias e nada para comemorar
Na minha cidade-natal, Seattle, estão fazendo preparativos para o aniversário de 10 anos do recorde dos Mariners de 116 vitórias em uma única temporada. Eu posso até me tornar menos popular depois desta coluna, mas, sério, sem termos vencido o campeonato após uma temporada como aquela, o que se tem para comemorar?
Não quero desmerecer aquele time pois, realmente, parecia que 2001 seria o ano em que os Mariners finalmente venceriam tudo.Nosso arremessador era aguerrido, dos titulares Freddy Garcia e Jamie Moyer ao imparavel "closer" Kazuhiro Sasaki. DH Edgar Martinez estava ensinando a todos da liga como se realmente acertava uma bola. John Olerud estava em seu segundo ano com o time em seu papel de astro veterano que retorna para a casa de forma gloriosa.
Nós tínhamos, em um período de no máximo 2 anos, noss dois maiores ( e unicos) astros Alex Rodriguez para o "Texas Rangers" e Ken Griffey Jr para os "Cincinnati Reds".Parecia que Seattle estava condenada a mais uma daquelas temporadas de reestruturação de elencos que nós fãs de Baseball estamos tão acostumados. Reconstruir... é...bons tempos.
Mas o acordo com Griffey nos deu o externo Mike Cameron e, sem contrato na época, o homem de segunda base Bret Boone tambem foi contratado. Ambos jogadores teriam os melhores anos de suas carreiras naquele 2001. Adicione a isto o "pau para toda obra" Mark Mclemore que parecia ser incapaz de fazer um jogo ruim, independentemente da posição na qual era escalado em um determinado jogo.
A temporada começou com tudo enquanto os Mariners faziam 17-3 em seus primeiros 20 jogos. A cidade estava inflamada com a Febre dos Mariners e os ingressos para os jogos se esgotavam. Parecia que todas as pessoas na costa Noroeste estava usando um boné ou camisa dos Mariners. Até metade da temporada, na qual ocorre o recesso para o jogo "All Stars", os Mariners dominavam a liga e muitos cronistas esportivos, mesmo os de fora desta região já estavam dizendo o quanto o time era imparavel e o elenco montado para vencer o campeonato facilmente.
Os fãs de esportes em Seattle não estão muito acostumados a ganhar campeonatos, de nenhum tipo. Em decorrência disso não havia aquele espírito de "já ganhou" ou confiança excessiva pela cidade. Claro, as pessoas estavam empolgadas, mas será que os fãs realmente tinham esperança de vencer? Bem... Sim; depois que a marca de 100 vitórias na temporada foi atingida e ultrapassada, as pessoas passaram a acreditar.
Parecia simples, não? Os Mariners Haviam ganho praticamente todos os jogos normais naquele ano. Parecia senso comum naquele momento que eles ganhariam, também, os jogos decisivos após o recesso. Não, nós acabamos por ver o fantasma da arrogância ganhar vida na forma dos "New York Yankees" e de repente, a temporada dos Mariners havia chegado ao fim.
Foi meio constrangedor; é como se o "116" na faixa comemorativa daquele feito, o qual esta coluna faz menção, estivesse manchado. Apenas mostra que os Mariners simplesmente não podiam atingir os objetivos propostos quando estavam sob pressão. Eu amo aquele time de 2001 e tenho ótimas lembranças dele.
Mas é difícil para mim celebrar o aniversário de 10 anos da temporada na qual batemos o recorde de vitórias do "Chicago Cubs". O gosto de ter sido mandado para casa mais cedo ainda é amargo. Eu tinha tanta expectativa. Acho que todos tinhamos, mas, sendo fãs de esportes de Seattle, acho que não deveríamos ter ficado chocados.
Após dizer isso tudo e mesmo que olhar para o passado, neste caso, seja frustrante e até futil, aquele time de 2001 era divertido de se assistir jogar e este sentimento que levarei comigo.
Se você ainda torce pelos Mariners, esse time atual é tão divertido quanto de se ver jogar, pois possui muitos candidatos a estrelas. Eu gosto do modo como o time tem jogado com confiança, enquanto tenta ainda alcançar alguma marca relevante. Eu gosto que sejamos “a zebra”, sem que toda a atenção da nação esportiva fique voltada para o nosso lado da cerca.
Tradução : Rafael Vieri - Tradutor Profissional
Contato: rafaelvieri@hotmail.com - carini79@gmail.com
Contato: rafaelvieri@hotmail.com - carini79@gmail.com