domingo, 3 de janeiro de 2016

It's So Easy and Other Lies: Duff relata como salvou a vida de Scott anos atrás

Dave Kushner, Duff McKagan e Scott Weiland (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Quando recebemos a notícia da morte do Scott Weiland no mês passado foi impossível não lembrar do clipe "Fall to Pieces", do Velvet Revolver, principalmente pelas circunstancias em que Weiland foi encontrado. Mas quem leu a autobiografia do Duff, "It's so easy... and other lies" [publicada no Brasil pela Editora Rocco com o título "É tão fácil (e outras mentiras)"], pode ter tido outra lembrança (igualmente triste).

O Duff conheceu o Scott através da Susan, que era amiga da então esposa do vocalista, Mary Forsberg. Na época, ele ainda era vocalista do Stone Temple Pistols e Duff, Slash, Matt Sorum e Dave Kushner estavam tendo problemas para conseguir um vocalista para o novo projeto deles (que viria a ser o Velvet Revolver). Na sua biografia, Duff comenta que no começo ele teve receio de chamar Scott para a banda por ele já estar em outra e, quando o STP se separou, por eles serem amigos e o Duff não conviver com alguém em estado de vício total em drogas há quase oito anos. Apesar disso, Scott entrou para a banda, mas os problemas de Scott com as drogas logo apareceram...

Durante a gravação do primeiro álbum da banda, Scott Weiland desapareceu... Ele havia se atirado no seu vício em crack e heroína e foi encontrado por Dave e Duff em seu apartamento em Los Angeles. Segundo o próprio Duff, Scott implorou por um novo e diferente tratamento, já que ele havia fugido de clínicas de reabilitação. 

Foi ai que Dave Kushner, Duff McKagan e o sefu (ou professor de kung fu) Joseph levaram Scott para longe de LA e das tentações que poderiam levá-lo a morte. Nas montanhas do estado de Washington, Duff tentou recuperar o amigo com a mesma receita que lhe salvou anos antes: peixe fresco, frango, legumes, verduras, milho, frutas, exercícios físicos, meditação, feijão cozido e aveia.

O filme "The Hulk" já estava nos cinemas e a música "Set Me Free" (que entrou na trilha sonora do longa) em todas as rádios, mas a dúvida ainda estava na cabeça dos integrantes da VR: temos um vocalista?

No livro, Duff relata não só a tentativa de reabilitação do vocalista, mas principalmente o desafio que foi para ele próprio toda aquela situação. Ele já estava sóbrio há alguns anos e, como ele mesmo escreveu, "vivendo em uma bolha segura" com Susan, Grace e Mae (que na época era pequenas). A reabilitação de Scott durou um mês e depois disso ele mudou os seus hábitos, ao menos por um tempo.

Scott Weiland foi encontrado morto no dia 3 de dezembro do último ano, como o DMBr havia noticiado na publicação da nota oficial do Velvet Revolver. Segundo o Hennepin County Medical Examiner, em Minneapolis (EUA), o ex-vocalista do Velvet Revolver e do Stone Temple Pilots teve uma overdose acidental de cocaína, álcool e metilenodioxianfetamina (MDA).

 
Duff McKagan Brasil © 2011-2015