A versão brasileira da cerveja inspirada em Duff McKagan no desenho dos simpsons já pode ser experimentada no Empório Liberdade, pertence à categoria puro malte, sem adição de estabilizantes, que tornam a produção mais barata.
A Duff que está à venda não é um produto oficial da Fox, detentora dos direitos sobre a história da família Simpson. O responsável pela criação é o mexicano Rodrigo Contreras, que registrou a marca no México e lançou a cerveja na Espanha em 2007, numa parceria com a cervejaria belga Haacht Brewery. Na América do Sul, a bebida pode ser encontrada no Chile, no Paraguai e na Colômbia.
Os direitos de produção no Brasil foram adquiridos no ano passado pela Duff do Brasil. A bebida é fabricada pela cervejaria catarinense SaintBier, responsável também pela produção da Cerveja Coruja. Conrado Kaczynski, sócio da Duff do Brasil, explica que a fórmula muda de acordo com o país: “Enquanto as versões europeias são mais massificadas e baratas, tentamos fazer no Brasil uma cerveja premium que tenha um sabor leve e especial”, afirma.
Por enquanto, a versão em latinha não está nos planos dos fabricantes. Mas o rótulo da Duff é igualzinho à versão mostrada no desenho.
Amanhã acontece o lançamento oficial da cerveja preferida dos Simpsons num evento só para convidados. O Twitter da marca, que só tem um post por enquanto, publicou um mapa com os 28 estabelecimentos que venderão a gelada em São Paulo a partir da semana que vem . No dia 11 passado houve um pré-lançamento no Empório Liberdade.
Locais que venderão a Duff a partir da semana que vem
De acordo com o proprietário do mercado, Frank Bischoff, cerca de 800 pessoas foram ao local conferir a versão de verdade do álcool consumido no desenho animado. Das 50 caixas do primeiro lote, com duas dúzias de garrafas cada, restaram apenas 100 unidades. “Acho que o estoque não dura nem até sexta-feira”. Quem quiser experimentar a Duff antes do lançamento precisa se apressar.