Esta semana, durante um debate sobre bandas e músicos com alguns amigos, cheguei a conclusao de que já fazem 3 anos desde que comecei com essa maluquice de ser musico Cover. Sim, maluquice. Ou é completamente normal “Fingir” que é outra pessoa, mesmo que sejam por apenas 2 horas em cima de um palco? Quando os cosplays o fazem, os chamamos de pirados, e no entanto fazemos exatamente o mesmo. Honestamente, não posso reclamar do ponto em que cheguei: Reconhecimento por parte dos ex-gnr - Steven Adler, Gilby Clarke e principalmente, Duff Mckagan. Uma pequena fama por alguns países, principalmente pela Italia e algumas coisas mais. Mas de fato, como consegui isso tudo? Parando pra pensar, e então pensar novamente, percebi que alguns fatores me ajudaram muito nessa jornada, e juntando minha experiência (breve,mas vivida) com esses fatores, decidi criar um “Top 10” com dicas que podem ajudar qualquer um a ser um cover.
1 – Escolha o musico: Mais importante do que se parecer com o ídolo, é ter um ídolo parecido com o que você é. Um bom cover não limita-se apenas a ser visualmente e esteticamente parecido com o ídolo. Uma boa idéia é ver os pontos em comum no caráter.
2 – Estude todos os pontos do músico: Para que possa ser um verdadeiro cover, é realmente importante que se acompanhe qualquer trejeitos, manias e cacoetes que o musico possa ter. Prepare-se para passar horas e horas assistindo aqueles documentários e entrevistas totalmente chatas e entediante com seu ídolo.
Uma boa sugestão é de que além dos itens acima, conheça todo o vocabulário do musico, incluindo os banais erros e gírias podres. Pode parecer exagero, mas falar como o ídolo pode causar uma realmente grande e boa impressão. E como tarefa extra-curricular, procure conhecer as influencias dele, e adquirir algumas.
3 – Troque seu guarda-roupas: Voce é um cover, mas não se veste igual? Você não é um cover, só é parecido. Alguns músicos tendem a ter roupas excepcionalmente difíceis, ou até impossíveis de se encontrar, então não esquente se precisar mandar fazer um modelo da roupa. Habilidade em editores de imagem podem ajudar muito.
Dificilmente, você terá todas, e exatamente as mesmas roupas que o musico escolhido, então tente não repetir o mesmo visual em um espaço curto de tempo. E no começo se vestir como o mesmo em tempo integral pode te fazer chegar a um nível mais alto em um espaço menor de tempo.
4 – Conheça o equipamento do musico: Voce pode até não ter os mesmos instrumentos, mas conhecimento, nunca é demais. Demonstre que sua vontade é de ter aquele determinado equipamento.
E alias, isso serve pra qualquer musico, inclusive para os vocalistas.
5 – Aprenda a tocar como o Idolo: Voce fez todos os passos anteriores, mas não sabe tocar? Eu também não sabia até chegar a esse ponto. Comece a se preocupar em estudar cifras, ler apostilas e tudo o que possa te ajudar. Se tiver disposição, aulas podem cair bem.
Além de aprender a tocar, também é importante pegar o estilo de como se toca, então congele na frente da tela, assistindo clipes e shows da banda.
6 – Venda sua imagem: Voce pode ter começado a tocar agora, e todo esse papo de banda é novo, mas nada vende melhor do que experiência. Sempre fale de bandas em que esteve e saiu, mesmo que nunca tenha estado em uma antes. Logo, ache também uma boa desculpa para ter saído da mesma.
7 – Monte sua banda: Com toda a experiência “adquirida”, consiga bons contatos e grandes músicos, e treine bastante para que o tiro não saia pela culatra. Ao montar sua própria banda, esteja preparado para cair no mesmo golpe que está passando. Isso pode te fazer sentir menos culpa.
8 – Divulgue sua banda: Sem uma boa divulgação, sua banda nunca sairá da garagem. Uma boa é usar toda a “fama” que conseguiu com o item 6 a seu favor, e logo, todos aqueles que te admiram, vão admirar sua banda também.
9 – Arranje intrigas: Voce já pesquisou toda a vida do su ídolo, e sabe de todas as confusões na qual ele se meteu. Agora é sua vez. Arruma uma boa briga exatamente no mesmo estilo, e pelos mesmos motivos. Isso fará as pessoas te compararem com o musico escolhido, e isso atrairá mais publico aos shows, e se tiver feito todos os passos corretamente, mais fama pra você.
10 – Não seja Cover: Voce passou por tudo isso e agora se esqueceu de quem você é? Isso acontece com todo mundo, que leva esse negocio tão a sério. Cover nada mais é do que uma diversão, e você não deve deixar de lado sua criatividade e personalidade, para ser outra pessoa.
E alias, um cover nunca vai ser idolatrado, por mais fama que consiga. Por que alguém deveria idolatrar alguém que apenas se parece com o Idolo?
E como meu amigo Bankz me disse certa vez:
“Voce é Cover oficial do Duff, Inri é cover oficial de cristo, e ambos não são idolatrados. Vida de Cover é dura”