quinta-feira, 28 de julho de 2011

Duff Mckagan Brasil: Entrevista exclusiva com o guitarrista Mike Squires

Há 10 anos no LOADED, Mike Squires (com um ótimo humor, e um estranho gosto por gases) vem desempenhando com louvor sua função nessa fantástica banda liderada por Duff Mckagan. Nós do “Duff Mckagan Brasil” batemos um papo com esse guitarrista e falamos sobre videogames, bandas, shows no Brasil, passatempos e mais. Confiram!!!



DMBR – Mike, primeiramente obrigado. Como vão as coisas?

MS – Estou ótimo! Obrigado por perguntar. Espero que esteja bem também.



DMBR – Bem, Você já esta na banda há algum tempo. Como você conheceu Duff e o os outros?

Eu conheci o Duff primeiramente quando ele estava sentado com meus amigos do PRESIDENTS OF UNITED STATES OF AMERICA. Mas nós fomos apresentados porque eu fui convidado pelo Geoff Reading e pelo Martin Feveyear (produtor) para tocar no álbum Dark Days, enquanto eles estavam gravando. Duff gostou de me ver tocando, e me perguntou se eu gostaria de me juntar à banda. Eu fiquei chocado!


DMBR – Há algum tempo atrás, você se autodenominou como um “nerd” no twitter. Você realmente é? Você joga videogames ou coisas do tipo? Quando você não está em turnê, o que costuma fazer para se divertir?

Bem, eu realmente aprecio jogos de palavra, como Scrabble (N.T: Espécie de palavras cruzadas em tabuleiro). Eu não tenho total certeza se isso faz de mim um nerd ou não. Mas, você percebe o quão “brega” você é conforme vai envelhecendo e observa as tendências das pessoas mais novas indo e vindo. Quanto mais velho eu fico, menos eu entendo quando isto acontece. Isto provavelmente faz de mim um nerd.


DMBR – E durante a turnê?

Na turnê isto funciona muito bem. Eu jogo Scrabble online contra alguns amigos e fãs também. Eu também gosto de andar pelas cidades onde estamos visitando durante a turnê para tentar pegar algum sentimento do lugar. Isso na verdade faz com que eu sinta uma experiência pessoal. Em todo o caso, você está sempre no seu ônibus, ou em um hotel ou por uma rua. A maioria das ruas parecem as mesmas. Você pode estar em qualquer lugar!


DMBR – De todos os lugares onde tocou de quais você mais gostou? E houve algum lugar onde você disse “Ta bem, já chega!”? Existe algum lugar onde você queira tocar, ou que você nunca mais queira tocar?

Da primeira vez que eu fui ao Japão eu fiquei admirado. Eu amei! Estive na America do Sul apenas uma vez, mas amei demais. Eu costumo avaliar o lugar baseado se eu me sinto tentado em voltar e visitar como um turista ao invés de um musico em turnê. Paris é um dos meus lugares preferidos na terra. E realmente, eu nunca estive em algum lugar e pensei, “Nunca mais quero voltar aqui”. Estou aprendendo a nunca dizer nunca!




DMBR – Em abril, o LOADED lançou “The Taking”. Qual sua canção preferida do álbum? E de toda sua careira? Não apenas no LOADED!

Hm. Uma pergunta realmente difícil de responder. Acho que minhas(s) canções(oes) favoritas do álbum são provavelmente “Your Name” e “Lords Of Abaddon”. Elas são provavelmente a resposta para a 2ª questão também! Eu normalmente gosto de tocar sons mais sujos e agressivos. Essa é minha verdadeira felicidade em tocar. Ambas as canções são demais para mim e eu estou realmente orgulhoso delas. Eu estou acima de tudo, procurando por notas e sons que façam as pessoas se contorcerem pelo menos um pouco. Felizmente está funcionando!


DMBR – Você começou a tocar há muitos anos atrás. Você se lembra qual foi a primeira musica que aprendeu na guitarra?

Eu creio que o primeiro riff que eu aprendi foi “War Machine” do Kiss. Eu a tocava com a guitarra no meu colo e usando meu polegar para tocar as notas. E então eu aprendi “Three Lock Box” do Sammy Hagar. A primeira canção completa que eu aprendi foi “Fade to Black” do Metallica. Eu recentemente ensinei essa musica a um aluno. Que viagem!


DMBR – Você também toca em alguns projetos paralelos, incluindo o “Rockaraoke” como baixista, correto? Conte-nos algo sobre isto.

Rockaraoke é louco! Eu amo tocar baixo, e essas apresentações certamente me fazem trabalhar. Temos uma enorme lista de musicas. Eu acho que estamos o que, com umas 350 musicas? Talvez mais! Tudo desde Iron Maiden até Lady Gaga, de Judas Priest até Cindy Lauper. É muito louco! Estranho, mas o que mais gosto de tocar são canções RnB e hip-hop. Lógico, além de Iron Maiden.....!



DMBR – Ainda falando de bandas, quais são suas influencias? Qual a primeira banda que te vem à cabeça quando você quer ouvir algo durante a turnê?

Eu recentemente (assim como o resto da banda) estou ligado nessa banda sueca chamada Ghost. Eles são demais. Mas também tenho escutado Book of Black Earth, também o novo álbum do Big Talk, Storm Of Light, Drive Like Jehu (sempre...), e o novo Bon Ivor. Meus gostos musicais são bem variados.


DMBR – Em 2009, o LOADED tocou no Brasil. Você se lembra de algum fato engraçado (ou estranho) sobre esta experiência?

Bem, eu me lembro que a apresentação foi incrível e enorme. Eu não pude conhecer muito fora do hotel e da área do festival. Nós estávamos indo de um lado para o outro muito rapidamente. Eu me lembro de estar no hotel pegando o elevador para o café da manhã, nós paramos em algum andar para algumas pessoas entrarem, e Mike Watt, Iggy Pop e os caras do Jane’s Addiction entraram. Esses caras eram meu heróis na musica enquanto eu crescia e eu estava muito nervoso. Eu provavelmente estava pingando suor! Não disse uma palavra.



DMBR – De acordo com alguns fatos, o LOADED se apresentará novamente no Brasil em novembro. Quais são suas expectativas?

Eu espero que minha banda chute bundas e curta muito, assim como da ultima vez! Eu espero que o tempo esteja incrível e que as pessoas sejam belas. Eu espero jogar fart tennis com qualquer um que ousar me desafiar, e eu espero vencer!


DMBR – Bem Mike, novamente obrigado por tudo. Tem alguma ultima mensagem para os fãs do LOADED no Brasil?

Muito obrigado por manter a chama acesa aí para nós! Vocês são demais!!
Amamos vocês e não vemos a hora de estar de volta para detonarmos juntos!


 
Duff McKagan Brasil © 2011-2015